Início > Tecnologia, Variedades > 20 perguntas sobre o 3D

20 perguntas sobre o 3D

 

 

– O que é possível fazer agora com as três dimensões? veja as repostas para as 20 principais dúvidas.

1 – Como funciona o 3D?

O 3D é uma ilusão da nossa mente. A distância entre nossos olhos nos faz ver imagens ligeiramente diferentes, que são fundidas pelo cérebro para formar uma só, com profundidade. O mesmo ocorre com as imagens 3D no cinema e na TV. Cada olho recebe uma imagem um pouco diferente da outra. O resto é com o cérebro.

2 – Sempre precisamos usar óculos para ver 3D?

Os óculos exibem imagens diferentes aos seus olhos. A tela mostra duas imagens, que podem estar em cores ou em posições diferentes e os óculos funcionam como filtro, para que cada uma delas alcance um dos seus olhos. Depois disso, o cérebro funde as duas. Em algumas TVs, os óculos são dispensáveis.

3 – Como funcionam os óculos?

Atualmente, há dois tipos principais, os ativos e os passivos. Os passivos, comumente usados no cinema, se dividem em dois modelos: os anaglíficos (em geral em azul e vermelho), filtram as imagens por cor, enquanto os polarizados fazem a separação por ondas na vertical e na horizontal. Já os ativos, que acompanham as TVs 3D e são mais caros, têm dois pequenos painéis de LCD no lugar das lentes e, sincronizados por infravermelho, mostram as imagens alternadamente para cada olho.

4 – Qualquer pessoa consegue enxergar o 3D?

Não. De acordo com Célia Nakanami, chefe de oftalmologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo, só vê em 3D quem tem os olhos alinhados. Quem tem estrabismo ou ambliopia (redução significativa ou perda de visão em um dos olhos) não consegue ver o efeito nos óculos ativos e passivos. Quem tem daltonismo pode não conseguir ver o efeito nos óculos anaglíficos.

5 – Que programas posso ver numa TV 3D hoje?

A resposta depende do tipo de conteúdo. A programação convencional exibida hoje, em 2D, será transmitida como estamos acostumados a vê-la. Alguns modelos de TV 3D têm um conversor interno que simula as imagens 2D em três dimensões. Isso dá a impressão de mais profundidade. No momento não há nenhuma programação na grade da TV aberta nem de canais a cabo que seja produzida em 3D. Algumas experiências já foram feitas com a transmissão do Carnaval e da Fórmula Indy, além de documentários e filmes.

6 – Posso ver a Copa do Mundo em 3D em casa?

Só se você já tiver a TV 3D e usar a opção de converter o sinal 2D para 3D. O sinal gerado em 3D não deverá ser transmitido para o Brasil porque nenhuma das emissoras tem o direito de exibição da Copa em 3D no país. Por enquanto, elas só estão confirmadas para Estados Unidos e Espanha, segundo acordo com a FIFA. Mas é possível que as partidas sejam exibidas em 3D nos cinemas.

7 – Dá para ver TV 3D sem os óculos? Como faço se já uso óculos?

Existem modelos que permitem dispensá-los, mas nos aparelhos que vão chegar agora ao Brasil só é possível ver TV 3D com os óculos. É possível usá-los sobre os de grau que você já usa, embora isso possa ser um pouco incômodo.

8 – Quantos óculos vêm com a TV?

Alguns modelos têm apenas uma unidade. Outros já vêm com duas, especialmente em combos com player de Blu-ray e filmes. É possível comprar óculos adicionais, a um valor de aproximadamente 250 reais cada. Haverá também versão para crianças. Mas não vai dar para lotar sua sala: cada TV tem uma angulação máxima para ver as imagens com efeito 3D.

9 – Posso levar meus óculos 3D para ver TV na casa de um amigo?

Só se a sua TV e a do seu amigo forem do mesmo fabricante. Os óculos de uma marca não sincronizam com as TVs de outra.

10 – Dá para ver TV 3D deitado?

Não. O recomendado é que você esteja sentado, num ângulo de 90 graus em relação à tela e a uma distância de pelo menos três vezes a altura dela. A imagem perde o efeito à medida que você se afasta do ângulo correto.

11 – O efeito do 3D da TV é tão bom quanto o do cinema?

Pode ser até melhor, mas no cinema, como a sala é totalmente escura e o som é mais profissional, a sensação do 3D é mais completa.

12 – Qual é a diferença do 3D do IMAX para os outros cinemas 3D?

Enquanto nos cinemas comuns a tela tem cerca de 12 metros de altura, no IMAX pode chegar a 30 metros. Ela preenche totalmente o campo de visão, o que dá a sensação de que você está dentro do filme. Há filmes gravados especialmente para exibição no IMAX, com câmeras especiais. O sistema de som também é mais avançado e tem seis canais.

13 – O som 3D é diferente do normal?

Sim. O som é mais envolvente e dá para perceber melhor o deslocamento em qualquer eixo de referência. Nos filmes convencionais, sente-se a movimentação circular apenas em um plano.

14 – Faz mal ver 3D por muito tempo?

Algumas pessoas se sentem incomodadas e podem passar mal. Isso ocorre porque os olhos focam e desfocam rapidamente os objetos. O manual da TV da Samsung, por exemplo, tem uma série de recomendações para evitar acidentes após e durante o uso e desestimula que grávidas, epiléticos e bêbados assistam à TV 3D. As instruções chegam a dar medo, mas é só precaução do fabricante.

15 – Posso ver meus DVDs antigos com efeitos 3D?

Isso é possível nas TVs que fazem a conversão de 2D para 3D, mas em geral a qualidade não é suficiente para dar sensação de profundidade. O ideal é ver DVDs em 2D mesmo. As imagens dos DVDs têm 480p, que não é o recomendado para o 3D.

16 – Preciso comprar um Blu-ray 3D para ver filmes?

Se eles forem 3D, sim. Os filmes em 3D serão vendidos apenas em Blu-ray e os discos só funcionarão nos players de Blu-ray 3D, especialmente por causa dos cabos HDMI, que mudam do padrão 1.3 para o 1.4, para suportar a quantidade de dados transmitidos.

17 – O que é preciso para ver 3D na TV que tenho em casa?

É possível ver, mas é complicado e o resultado não é dos melhores. Nas TVs de plasma e LCD só dá para ver com os óculos anaglíficos (lentes coloridas). O problema nesse caso é o tempo de resposta, que compromete o resultado. Nas TVs de tubo dá para fazer uma conversão de 2D para 3D, usando uma fonte de sinal externa, que pode ser um conjunto de um aparelho de DVD com sincronizador para os óculos. O resultado só é minimamente satisfatório em TVs com frequência de 100 Hz (a maioria tem 60 Hz).

18 – Como terei certeza de que não estou comprando um padrão que vai mudar depois?

Cada fabricante de TV tem uma tecnologia distinta. Num primeiro momento, elas não são compatíveis, mas é realmente possível que no futuro seja estabelecido um padrão ou que, pelo menos, existam óculos compatíveis com todas as TVs.

19 – É possível piratear um filme em 3D?

Tecnologicamente, sim — mas você não vai fazer isso, certo? Copiar um filme 3D que está em pen drive, por exemplo, funciona da mesma forma que com os filmes 2D. Mas se a intenção for duplicar um disco Blu-ray, a proteção, o tempo gasto e o custo da mídia serão uma barreira.

20 – O preço das TVs vai cair?

Sim. Como toda tecnologia nova, há um tempo de popularização. É o mesmo que já aconteceu com o LCD e começa a ocorrer com os modelos LED. Surgirão novas TVs mais avançadas e mais caras.

 

Fonte:info.abril.com.br

Anúncios
Categorias:Tecnologia, Variedades
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: